segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Revolução Industrial

       A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
A Revolução Industrial foi dividida em três períodos, sendo eles:
  • 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a "oficina do mundo". Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor.
  • 1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Ale­manha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. O trans­porte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.
  • 1900 até hoje – Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação. Avançam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica.


    O motor a vapor de Watt, (alimentado principalmente com carvão), foi uma das principais invenções da época e impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no mundo.




    Fonte:

sábado, 21 de agosto de 2010

Tudo começa aqui!

 SEJA BEM VINDO MEU PARCERO(A):

   Hoje, dia 17 de agosto de 2010, estamos inaugurando o Blog História Para Todos. Especialmente para você caro amigo internauta, que fica horas e horas na internet em salas de Bate-Papo, que fica sem fazer nada só deixando o tempo passar, ou para você que se interessa por história, que adora aprimorar seus conhecimentos e estar cada vez mais atualizado com todos os acontecimentos históricos dos dias de hoje e de toda a antiguidade. E nós do blog História Para Todos esperamos ajudar na sua busca por informações históricas, e desde de já agradecemos a sua preferência, e que você possa usufruir de todas as informações aqui publicadas.


Um abraço a todos!